O desafio de usar a tecnologia nas Salas de Aula

Resultado de imagem para tecnologias nas salas de aula

A tecnologia está presente em todos os momentos de nossa vida, mesmo que direta ou indiretamente, isso é fato.

Em se tratando de educação, algumas escolas passaram a investir em inovações tecnológicas, seja por meio de aquisição de lousas digitais, projetores multimídias, computadores e até mesmo livros digitais, e tais aquisições passam a fazer parte do marketing dessas escolas, o que não deixa de ser louvável, contudo, preocupante.

Preocupante…como assim?

Bem, as escolas não devem simplesmente fazer aquisições desses dispositivos, devem também possuir um plano ou projeto quanto ao uso desses recursos, tanto pelos professores quanto pelos alunos.

No tocante aos professores, e é aí que mora a questão, se não estiverem devidamente preparados para manusear ferramentas de ensino nesses equipamentos tecnológicos, ou seja, nesses recursos, podem acabar tendo decepções que os desanimem e os façam optar por voltar aos métodos tradicionais de ensino.

Uma pergunta que não quer calar: será que o fato de um professor utilizar recursos tecnológicos em suas aulas significa garantia de um ensino eficiente?

De nada adianta uma sala de aula estar dotada de equipamentos de ponta, como projetor multimídia, telão, conexão wifi, alunos com tablets ou notebooks, por exemplo, se o professor “der” sua aula aos moldes tradicionais, com alunos enfileirados em suas carteiras e virados para a lousa ou tela de projeção.

Para tanto, o professor deve buscar inovar suas aulas utilizando, por exemplo, técnicas como a sala de aula invertida, organizando grupos de debates, buscando incentivar nos alunos o despertar pela construção do conhecimento, sendo o professor um norteador, um orientador neste processo.

Finalizando, a adoção de tecnologias para o ensino não deixa de ser um avanço para nossas escolas e alunos, isso é louvável, mas o que fará toda a diferença, na verdade, é o preparo do profissional da educação, ou seja, o investimento em formação, no treinamento e no repasse de informações acerca do uso de tais tecnologias.

Acredito no uso das Tics na Educação, mas preparo do professor é preponderante.

Até o próximo post.

2 comentários sobre “O desafio de usar a tecnologia nas Salas de Aula

  1. 🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

    Interessante que é justamente sobre isso que discutimos no Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, na UniCarioca.
    Não basta haver tecnologia disponível em sala de aula. É preciso que educadores, pais, gestores e OS PRÓPRIOS ALUNOS compreendam que a educação é um MEIO e não um fim em si mesmo.

    Recomendo o fabuloso vídeo do Professor Sugata Mitra sobre a Escola na Nuvem. É muitíssimo interessante.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s